quinta-feira, 25 de agosto de 2011

REFLETINDO SOBRE PROJETOS NA ESCOLA
Segundo Paulo Freire que defendia que o maior objetivo da escola era ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo, era conscientizar o aluno.
Para mim, após realizar as leituras vejo que já no próprio Projeto Político Pedagógico da escola deve estar inserido “projetos” que venham contribuir efetivamente para a aprendizagem do aluno e despertar neles o espírito investigativo, a criatividade, a consciência. E estes devem ser desenvolvidos por todos os integrantes da escola. Não vejo sentido que cada um ou um grupo estejam desenvolvendo projetos para alcançar um objetivo (cumprir uma tarefa do curso). Por que não realizar um projeto só? O trabalho com projetos permite-se trabalhar de forma interdisciplinar e integrada, formando um elo e este elo tem que ser bem planejado, bem feito, refletido, refeito se for preciso e muito bem avaliado... e se necessário for inúmeras vezes para que ao final possa-se dizer que foi um sucesso e principalmente que tenha despertado nos estudantes a consciência, a mudança de hábitos e de comportamento e não menos importante o aprendizado significativo. Tudo isso aliado as diversas tecnologias de que temos à nossa disposição.

terça-feira, 21 de junho de 2011

"Avaliando a minha aula com uso do laptop"

Fazendo uma avaliação da aula realizada junto aos alunos do 4º ano da EE Padre Anchieta, no período matutino, posso dizer que no primeiro momento não foi nada fácil, muitas situações inesperadas aconteceram, como por exemplo: dificuldades quanto ao manuseio do laptop, dificuldades de chegar até o site da atividade, impaciência por parte dos alunos, pois os mesmos queriam atendimento individual o tempo todo, internet não ajudou, pois mais duas salas da escola também estavam utilizando o laptop. Mas, no segundo momento de desenvolvimento do plano de aula, já conseguimos visualizar alguns pontos positivos, como: os alunos tiveram maior facilidade de chegar até o site da atividade proposta, descobriram recursos no aplicativo que nós professoras não tinhamos observado, maior autonomia no desenvolvimento das atividades. Para uma próxima aula a ser desenvolvida com laptop, creio que o acesso ao link da atividade poderia ser facilitado, ou seja, ao invés do aluno percorrer vários caminhos até chegar ao link desejado, criaria um blog para a sala, onde deixaria o endereço do blog salvo nos favoritos do laptop, e neste blog estaria disponibilizados os links a serem trabalhados na aula. A seguir um vídeo de execução do plano de aula.




quinta-feira, 2 de junho de 2011

Perguntas

Os conceitos que eu identifiquei foram: as pessoas ou homens tem de ser criativas, a incerteza, o desafio, curiosidade, questionamentos. As ideias dos autores foram selecionadas para abrir este modulo porque creio eu que se referem aos questionamentos. São eles que movem o mundo e como não poderia deixar de ser, nós educadores vivemos o tempo todo nos questionando seja para preparar uma aula seja para saciar a curiosidade do aluno.
Ao fazer os questionamentos os alunos tem sede de saber, de conhecer. A curiosidade lhes é nata e o professor não pode deixar de satisfazer essa curiosidade, impedindo que esses questionamentos sejam frequentes e de forma que cada vez mais eles se superem. Esses questionamentos tem de ser provocados para que os alunos sintam capazes de cada vez mais ser encorajados a perguntar ou responder sem se esquecer de seus conhecimentos prévios.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Minha experiência com ferramentas interativas



Eu abri meu primeiro blog na ocasião de um curso que estava fazendo no NTE com o tema TICs (Tecnologia em Informação e Comunicação). Não costumo usá-lo com frequência, mas quero usá-lo para fazer postagens sobre educação (experiências adquiridas em sala de aula, atividades diferenciadas, sugestões para quem acessar o blog (no caso especialmente para professores) e também o uso com o laptop do Projeto UCA. Eu fiz algumas postagens na ocasião do curso.

Eu participo de alguns espaços interativos como: AVA moodle, wikispaces, MSN.

Eu utilizo as tecnologias digitais para fazer pesquisas, visitar outros blogs de professores e também no picasa para enriquecer minhas aulas com outros exemplos de atividades e assuntos diversos.

A internet é por mim utilizada para me comunicar com os amigos através do MSN e também por E-MAIL e com os alunos eu a utilizado na sala de tecnologia para fazer pesquisas sobre os conteúdos que estão sendo estudados, para fazer atividades de sites educacionais, como por exemplo o site Atividades Educacionais que tem assuntos para todas as disciplinas.

Minhas expectativas com o Projeto UCA é que ele traga para nós professores maiores possibilidades de facilitar o aprendizado dos alunos e o impacto que eu acho que está causando é o medo do novo e o de superar as dificuldades que estão surgindo. Para os alunos o impacto foi muito grande e o entusiasmo deles é até contagiante, pois muitos dos nossos alunos não tem computador em casa e que dirá internet e este projeto está sendo a única possibilidade para eles terem acesso ao computador e todas as possibilidades que ele traz.